Propaganda Subliminar



A Mensagem Subliminar é a arte da persuasão inconsciente. Ela trabalha com o subconsciente das pessoas. Dá-se o nome de mensagem ou propaganda subliminar toda aquela mensagem que é transmitida em um baixo nível de percepção, tanto auditiva quanto visual. Embora não possamos identificar esta absorção da informação, o nosso subconsciente capta-a e ela é assimilada sem nenhuma barreira consciente, e aceitamo-la como se tivéssemos sido hipnotizados.
Por definição, subliminares são as mensagens que nos são enviadas ocultas, abaixo dos limites da nossa percepção consciente, e que vão influenciar nossas escolhas, atitudes, motivar a tomada de decisões posteriores. Subliminares são mensagens que entram na nossa mente de contrabando, como um vírus de computador que fica inerte, latente, e só é ativado na hora certa. Este tipo de propaganda fere as normas do bom senso e do livre arbítrio, pois não nos dá opção de escolha, seja na compra de um produto, uma filosofia ou ideal político.
Você tem ideia do que é propaganda subliminar? Provavelmente não, mas com certeza já foi ou é vítima dela. A propaganda subliminar é a arte da persuasão inconsciente. Ela trabalha com o inconsciente das pessoas.

A primeira experiência do gênero foi realizada em 1956, em Nova Jersey, nos Estados Unidos, pelo publicitário Jim Vicary. Durante a projeção de um filme, ele inseriu a frase "Beba Coca-Cola" numa velocidade tão rápida - aparecendo com apenas 0,003 segundo de duração - que ela passava desapercebida. O olho humano só capta imagens que duram no mínimo 0,02 segundo, mas, de acordo com Vicary, as mensagens ficavam gravadas na mente das pessoas - tanto que, no intervalo do filme, as vendas do refrigerante aumentaram 60%. Ele repetiu a experiência com a mensagem "coma pipoca" e obteve o mesmo resultado. Também é possível fazer propaganda subliminar com sons. "Uma técnica comum é usar batidas de coração como ruído de fundo para propaganda política. O som fica quase imperceptível, principalmente se misturado à trilha sonora ou à fala do candidato, mas passa uma sensação de calma e segurança. O expediente já foi utilizado por políticos como Covas e Maluf, e nas propagandas de carro da Chevrolet", afirma o publicitário Flávio de Alcântara Calazans, professor da Faculdade Cásper Líbero, em São Paulo. "Propaganda subliminar é crime em países como Estados Unidos e França, mas aqui no Brasil não existe uma legislação específica sobre isso - embora o Código de Defesa do Consumidor deixe claro que esse tem o direito de saber quando está diante de uma mensagem publicitária". Propaganda subliminar tem o poder de transformar vendedor de laranjinha em presidente de republiqueta.

A persuasão subliminar seria a capacidade que uma mensagem teria de influenciar o receptor. Segundo a hipótese, toda mensagem subliminar tem um determinado grau de persuasão, e pode vir a influenciar tanto as vontades de uma forma imediata (fazendo, por exemplo, uma pessoa sentir vontade de beber, comer algo ou votar em alguém), como até mesmo a personalidade ou gostos pessoais de alguém a longo prazo (mudando o seu comportamento, transformando uma pessoa tímida em extrovertida). Esse grau de persuasão deveria variar de acordo com o tempo de exposição à mensagem, e a personalidade do receptor.

. No entanto, até hoje, a persuasão subliminar não conseguiu ser comprovada, ainda que alguns pesquisadores independentes aleguem terem experimentos que de fato comprovariam a existência da persuasão. Infelizmente até hoje ainda não existe nenhum trabalho publicado em periódicos científicos que confirme essa afirmação, desde a época em que o conceito de mensagem subliminar foi definido.

É unânime entre os neurocientistas e psicólogos que o inconsciente não é facilmente manipulado, como acredita o senso popular. Segundo Henrique Schützer Del Nero, Especialista em Psiquiatria pelo H.C da Faculdade de Medicina da USP, o inconsciente não pode levar o consciente a fazer algo que ele julgue errado ou que realmente não queira: "O inconsciente como um depósito de complexas decisões, desejos, preferências etc., é, sem dúvida, o principal alicerce [para a crença nas 'mensagens subliminares']. No entanto, esse inconsciente 'esperto', contido na visão popular da psicologia, tem sido rejeitado pelas modernas pesquisas cognitivas", afirmam os psicólogos Birgit Mayer e Harald Merckelbach, através do artigo "Unconscious Processes, Subliminal Stimulation, and Anxiety", publicado pela Clinical Psychology Review.

Mas, então, é preciso entender como é o funcionamento da parte não-consciente do cérebro. Subconsciente é um termo utilizado em psicologia para designar aquilo que está situado abaixo do nível da consciência ou que é inacessível à mesma. São todas as lembranças que não podem ser imediatamente recordadas, como também as diversas características de nossa personalidade. O subconsciente não é uma consciência paralela, ele é a "engrenagem" que sustenta a mente consciente, o reservatório de informações e sensações. Portanto o subconsciente não é capaz de tomar decisões, embora como parte do processamento, seja capaz de responder a estímulos - seja enviados do consciente como também estímulos dos cinco sentidos. (O conceito de subconsciente como uma mente paralela só aparece na psicanálise, mas não é apoiado pela psicologia moderna.)
Algumas igrejas usam a mensagem subliminar para converter novos membros a aceitar Jesus como seu salvador, principalmente as que usam TVs como veículo de propaganda e as maiores vítimas são crianças.

Comentários

Em 2008 a Globo mudou a logomarca e inseriu uma mensagem subliminar em sua nova logomarca.Um falo no lago central como símbolo de poder.
Eduardo Medeiros disse…
Valeu, MIrandinha, volto depois (à la Hubner) para comentar.
Gabriel Correia disse…
Eu gostaria muitíssimo que essas coisas fossem verdade. Alguém no controle, um grupo no controle. Mas o problema é justamente o oposto. A coisa tá fora de controle, não tem ninguém na cabine do piloto. A mensagem da globo, das igrejas não tem nada de subliminar é direta e aposta escancaradamente no lado mediocridade da sociedade. É esse o expediente antiquíssimo, das redes globos de antes de cristo. O desafio também é antigo o homem no controle de si.
Gabriel Correia,

Acho que vs não entendeu o que significa mensagem subliminar ou não leu o texto na íntegra.
E se liberasse o spam e o flood, os comentário somariam dez?
Levi B. Santos disse…
Miranda

Enfim, um artigo que dá margem a muitas vertentes interpretativas.

“A propaganda subliminar é a arte da persuasão inconsciente. Ela trabalha com o inconsciente das pessoas.”

O inconsciente, no conceito de Jung, é uma esfera oculta do ser, uma realidade incognoscível. Diz ele: “...é por isso que não podemos perceber diretamente os seus efeitos e o seu poder. Sendo autônomos o homem não pode controlá-los: sente-os como relativamente irresistíveis.

A vontade de potência é função inerente da psique humana. A demonstração de poder é um anseio comum em todas as civilizações, e, está presente desde os primórdios. A prática dos faraós do antigo Egito, que mandavam apagar dos monumentos o nome e os símbolos de quem os havia construído, e substituí-lo pelo seu, é um emblemático exemplo.

Aquilo que os psicanalistas, deduziam empiricamente, a neurociência, hoje, está ratificando. Tanto é, que existe atualmente o campo da neuropsicanálise, onde podemos perceber que as instâncias da neuro ciência e da psicanálise são perfeitamente conciliáveis.

Segundo a revista Nature Neuroscience, as decisões atribuídas ao livre arbítrio humano podem ser formadas inconscientemente vários segundos antes de o cérebro tomar consciência delas. Este experimento saiu também no jornal FOLHA e no site da UOL.

O trabalho se baseou em um experimento no qual voluntários tiveram seus cérebros monitorados por ressonância magnética. No teste, elaborado por cientistas do Instituto Max Planck para Cognição Humana e Ciências Cerebrais, de Leipzig (Alemanha), pessoas tinham de decidir livremente por apertar um de dois botões em um controle. Ao mesmo tempo ficavam olhando uma seqüência de letras projetada numa tela, que não deveria influir na decisão. Os voluntários tinham apenas de dizer que letra estavam observando quando finalmente decidiam qual botão apertar.

Comparando o momento em que as pessoas se diziam conscientes de suas decisões com padrões de atividade cerebral registrados no aparelho de ressonância magnética, os cientistas tiraram sua conclusão.

"Descobrimos que o resultado de uma decisão pode ser codificado como atividade cerebral nos córtices pré-frontal e parietal (regiões na superfície do cérebro) até dez segundos antes de entrarem na consciência", escrevem os autores do estudo, liderado por John-Dylan Haynes. "A impressão de que podemos escolher livremente entre duas possíveis linhas de ação é essencial para nossa vida mental. Contudo, é possível que essa experiência subjetiva de liberdade não seja mais do que uma ilusão e nossas ações sejam iniciadas por processos mentais inconscientes bem antes de tomarmos consciência de nossa intenção de agir."

LINK dessa matéria:

http://www.sbpi.org.br/redator/item25999.asp
Levi B. Santos disse…
Miranda

Fui burro.Esse meu comentário era para ser dividido em três (kkkk)

Portanto, dê valor triplo a ele. (rsrs)
Pois é Levi,

Com minha resposta completariam os dez. Ou então faça como o Eduardo Medeiros. Faz um comentário dizendo que vai comentar e cria a espectativa de mais um. He, he, he...
Eduardo Medeiros disse…
MIrandinha,

quer dizer que a propaganda subliminar não funciona? E ainda assim muitos continuam usando-a?

Levi, do experimento que você cita e dos pressupostos da psicanálise, podemos chegar à conclusão que somos "determinados" pelo inconsciente? Einstein estava certo e Deus não joga dados?

Os desenhos da Disney estão cheios de mensagens subliminares. Em muitos casos são temas sexuais(como esse do logotipo da Globo); será que isso teve algum peso na revolução sexual dos anos 60? na erotização sem freio da sociedade atual?

Eduardo Medeiros disse…
O Gabriel disse que "o piloto sumiu". Será?

ou será que o piloto está lá mas nós não estamos percebendo?

Por outro lado, não tenho como discordar de que

"A mensagem da globo, das igrejas não tem nada de subliminar é direta e aposta escancaradamente no lado mediocridade da sociedade".

Parece mesmo que as mensagens subliminares vieram para o consciente e acharam-no totalmente incapaz de processá-la e criticá-la.
Edu meu caro,

A propaganda subliminar continua sendo usada e funciona muito bem. A popularidade, o prestígio, a credibilidade e a liberdade de Lula é um bom exemplo de mensagem sublimina. A propaganda subliminar transforma o repugnante em sublime.
Esqueci de acrescentar que a propaganda subliminar vende água de esgôto como elixir da juventude.
Óh!... Passou dos dez.
Levi B. Santos disse…
EDU

Jesus foi ao deserto para ser tentado. Na linguagem de hoje, diríamos que ele foi ao deserto para lutar contra as mensagens subliminares contrárias a sua vontade. (rsrs)

E nós, hoje, inconscientemente, nos dirigimos aos Shoppings para ser bombardeados por mensagens subliminares, que nos fazem comprar tudo que restringe o nosso tempo dedicado ao pensar. Que pena, hein?

Ainda bem, que eu tenho um escudo forte: Nos shoppings, me detenho mais nas livrarias. Mas lá, só encontro uns gatos pingados, três ou quatro pessoas. (rsrs)
Gabriel Correia disse…
Eduardo.
Tudo bem o piloto está lá. Mas o co-piloto está dormindo com certeza.

"Parece mesmo que as mensagens subliminares vieram para o consciente e acharam-no totalmente incapaz de processá-la e criticá-la."

Concordo, acho que é mais por aí.
Gabriel Correia disse…
Altamirando,

E você, entende o que eu digo? A coisa tá fora de controle. Não tem essa de mensagem subliminar não existe nenhuma forma de dominação. Sugiro um tema que tem mais haver com nossa condição, CAOS.
Gabriel Correia,

Com um pequeno esfôrço, talvez. A coisa está fora de controle, não por causa das mensagens subliminares. O caos primordial não é uma causa, é uma conseqüência onde a propaganda subliminar é só um item.
Quem é o piloto e quem é o co-piloto?
É fácil descobrir onde erramos ou porque nos deixamos ser tangidos. Temos a virtude de acreditar que canoeiro tem competência para pilotar avião. Reclamar a quem?
Eduardo Medeiros disse…
O caso Lula é exemplar. Como um torneiro mecânico, bronco, rude, cachaceiro, baderneiro, líder sindical se transformou naquele papai noel de sorriso largo e abraços afáveis? Putz, eu me emocionei com aquela propaganda do PT onde um rapaz começava a dizer mais ou menos assim: "viva a força do brasileiro, viva não-sei-o-quê, viva não-sei-o-que-lá e no final apoteótico ele dizia: Viva Luiz Inácio Lula da Silva!!!! cara, aquilo era emocionante!!!! rssss

A mesma coisa tinha acontecido com o Collor.

Quando no ano 2000 (se não falha a memória) o Ziraldo trouxe do túmulo o Pasquim(volta que não durou muito), eles puseram em uma de sua edições o Lula de olhos azuis....essa até o próprio achou demais.

Eduardo Medeiros disse…
Levi, eu gosto de shoppings...rsss mas dificilmente compro alguma coisa por lá. Vou sempre para comer ou ir ao cinema e também, frequentar a livraria, que aliás, são bem mixurucas nos shoppings que tem por aqui no bairro onde moro.
Edu meu caro,

A mesma propaganda subliminar que enalteceu Collor, o derrubou. No entanto, as que mais atingiram sucesso foram as dirigidas a Luiz Inácio da Silva. Não tardará para sua carruagem se transformar em abóbora.
Elídia :) disse…
Oi pessoal...tenho me dedicado pouco (quase nada) a este espaço e vejo que vcs bravamente seguem por aqui...Que bom, é legal de analisar isso, traz à tona outras situações da vida às quais desapegar, ir e vir naturalmente às vezes seja tão bom quanto o fazer regrado. Mas não é o assunto, rsrs. Às vezes me pergunto se esse 'poder' dado a rede Globo (falo da globo, mas pensemos um universo de dispositivos, sendo a Globo o inconsciente, rs) é real, que modifica/induz nossa forma de pensar ou se nossa formatação anti-sistema por si seja também uma instituição tanto quanto eficaz e poderosa na forma de indução de outros. Cá estamos em um blog...no intento (inconsciente?) de persuadir o outro com nossas falas, presupostos e crenças, ou não? Mas é uma só uma provocação...rsrs Bjs meus.
Elídia,

Pode ser uma provocação, mas não é subliminar. A indução de massas nem sempre é através do subconsciente e na maioria das vezes explora a falta de cultura ou conhecimento. Mas sua visita fortalece o espaço.
Já está na hora de alguém se manifestar publicando uma heresia qualquer.